Garota tocando violão

ACORDES DE VIOLÃO
Aprenda muito mais sobre acordes agora mesmo...

________

Apostila de acordes de violão grátis! Acordes em diversas posições diferentes, com diagramas explicativos.

Peça a sua e faça o download agora mesmo!

Reserve agora!

Violão – acordes relativos

Os acordes relativos, como você verá a seguir, acabam por si só, explicando muito das escalas maiores e menores. E também da formação de acordes.

Dizemos que um acorde é relativo de outro quando as duas tonalidades (uma maior e uma menor) possuem as mesmas notas em suas escalas. Fácil, certo? Ok, complicou um pouco, mas descomplicaremos já. Repare na tabela abaixo:

Tonal 1 2 3 4 5 6 7 8
C C D E F G A B C
Am A B C D E F G A
C# C# D# F F# G# A# C C#
A#m A# C C# D# F F# G# A#
D D E F# G A B C# D
Bm B C# D E F# G A B
D# D# F G G# A# C D D#
Cm C D D# F G G# A# C
E E F# G# A B C# D# E
C#m C# D# E F# G# A B C#
F F G A A# C D E F
Dm D E F G A A# C D
F# F# G# A# B C# D# F F#
D#m D# F F# G# A# B C# D#
G G A B C D E F# G
Em E F# G A B C D E
G# G# A# C C# D# F G G#
Fm F G G# A# C C# D# F
A A B C# D E F# G# A
F#m F# G# A B C# D E F#
A# A# C D D# F G A A#
Gm G A A# C D D# F G
B B C# D# E F# G# A# B
G#m G# A# B C# D# E F# G#

Obs: Algumas notas deveriam ser representadas em suas escalas com o simbolo b (bemol), porém para efeitos práticos utilizamos apenas # (sustenido).

As linhas em branco são as tonalidades maiores e as linhas em cinza, as menores. No primeiro campo temos o nome da tonalidade e a seguir as notas de sua escala. A numeração indica o grau de cada nota na escala.

Muito bem. Olhe a primeira linha, tonalidade C (dó maior). A linha cinza logo abaixo é a tonalidade Am (lá menor). As duas tonalidades são relativas. Os dois acordes (C e Am) são relativos. Porque possuem as mesmas notas em suas escalas. E assim sucessivamente com as outras tonalidades.

Como encontrar acordes relativos no violão

No violão, acordes relativos são facilmente encontráveis, sem consultar a tabela. Para um determinado acorde maior, basta trazer a nota tônica (que dá nome ao acorde) três semitons para baixo, ou seja, três casas para baixo.

Por exemplo: suponhamos que você faça o acorde C e a tônica (C) está na terceira casa da quinta corda. Três casas para trás, teremos a quinta corda solta, que é A. Portanto, o acorde relativo de C é Am. Um acorde relativo de um dado acorde maior sempre será um acorde menor. E vice-versa.

Evidentemente, para achar no violão o acorde relativo de um acorde menor, “viajaremos” três casas para frente.

Suponhamos, por outro lado, que você esteja fazendo o acorde D (ré maior), na posição em que a quarta corda (D) fica solta. É claro que não é possível andar três casas para trás neste caso. Simplesmente encontre a nota ré em outra corda. Quinta corda, casa cinco, por exemplo. Andando três casas para trás, teremos a nota B. O acorde relativo de D é então Bm (consulte a tabela).

Como achar a escala menor relativa a partir da escala maior

Dada uma escala maior, achar a escala relativa daquela tonalidade é muito fácil. As notas se repetem a partir do sexto grau. Veja a tabela abaixo:

Tonal 1 2 3 4 5 6 7 8
C C D E F G A B C
Am A B C D E F G A
C# C# D# F F# G# A# C C#
A#m A# C C# D# F F# G# A#
D D E F# G A B C# D
Bm B C# D E F# G A B
D# D# F G G# A# C D D#
Cm C D D# F G G# A# C
E E F# G# A B C# D# E
C#m C# D# E F# G# A B C#
F F G A A# C D E F
Dm D E F G A A# C D
F# F# G# A# B C# D# F F#
D#m D# F F# G# A# B C# D#
G G A B C D E F# G
Em E F# G A B C D E
G# G# A# C C# D# F G G#
Fm F G G# A# C C# D# F
A A B C# D E F# G# A
F#m F# G# A B C# D E F#
A# A# C D D# F G A A#
Gm G A A# C D D# F G
B B C# D# E F# G# A# B
G#m G# A# B C# D# E F# G#

Como você pode ver, as notas se repetem. Porém, é claro, começando pela nota que dá nome à nova tonalidade. Veja por exemplo o sexto grau da escala de B (si maior). É a nota G# (sol sustenido). A linha abaixo, da tonalidade G#m começa então com a nota G#. Repare que, continuando em frente, temos a repetição do sétimo e oitavo graus. Como o oitavo grau é a mesma nota do primeiro, podemos ver claramente a repetição, na seguinte sequencia: 6,7,1,2,3,4,5 da tonalidade B.

Uma das muitas utilidades de saber que uma determinada escala maior é igual a uma outra menor, é na hora de improvisar um pequeno solo, por exemplo. Se você sabe tocar a escala maior e a tonalidade da música é menor, voilá! As notas são as mesmas, lembra?

Utilidades dos acordes e escalas relativos

Para “tirar” uma música de ouvido, também é bastante útil conhecer os acordes relativos. Uma vez que você saiba a tonalidade em que a música está, saberá que poderão aparecer os seguintes graus e seus relativos, para começar:

I, IV e V

Na escala de C (dó maior), teríamos:

I – C e Am

IV – F e Dm

V – G e Em

É claro que podem aparecer outros acordes, mas seguindo esta diretriz, você com certeza já estará com meio caminho andado – ou mais! Estude um pouco a tabela e com certeza achará outras peculiaridades nas escalas.