Acordes de violão
Shares

Afinar guitarra é diferente de violão?

Afinar guitarra e violão

As notas das cordas do violão e da guitarra são exatamente as mesmas. Portanto, na hora de afinar, teoricamente não há diferença. Mas na prática, há sim, algumas diferenças.

A primeira diferença, evidente, é que é necessário plugar a guitarra no afinador eletrônico. É claro que é possível afinar a guitarra plugando-a no amplificador, porém não é recomendável. Você verá porque.

Ocorre que as notas da guitarra soando no alto falante do amplificador, conterão, além da nota pura, harmônicos que podem confundir a afinação. Plugando-a diretamente no afinador, você já elimina boa parte deste problema.

Outra dica importante: ao afinar guitarra ou violão, procure não tocar as cordas com palheta ou com a unha. Toque o mais leve possível com o dedo. Isto serve também para evitar o excesso de harmônicos.

Outra grande diferença que existe entre afinar guitarra e violão, é que na guitarra é possível fazer a regulagem de oitavas. Entretanto, não se faz esta regulagem todas as vezes em que se afina a guitarra.

Na verdade, a regulagem de oitavas deve ser feita periodicamente. Esta regulagem é feita na ponte da guitarra através de um parafuso que faz com que a extensão útil da corda seja aumentada ou diminuida. Saiba mai a respeito disto no link abaixo:

Regulagem de guitarra

Afinar guitarra ou violão com cordas velhas é problema!

Outro fator que influencia muito na hora de afinar guitarra ou violão, é o estado das cordas. Cordas velhas, oxidadas perdem rapidamente a afinação. Não deixe que as cordas do seu instrumento cheguem neste estado. É muito fácil verificar quando as cordas necessitam ser trocadas. A perda do brilho e escurecimento são sinais de cordas já “passadas” do ponto de troca.

Falando em cordas, procure sempre manter o mesmo calibre de cordas em seus instrumentos. Cordas mais grossas exercem – é claro – mais tensão sobre o braço. Para trocar de calibre de cordas, tanto no violão como na guitarra, deve-se ajustar o tensor.

Lembre-se também que o ato de afinar guitarra ou violão, é uma coisa constante. Lembro-me de uma vez em que me trouxeram uma guitarra para ser afinada. Estranhei, pois era de manhã ainda e a pessoa ia tocar de noite! Além do mais, as cordas estavam oxidadas (pôdres, pra dizer a verdade). Aquela guitarra não seguraria a afinação por mais de meia hora, quanto mais o dia inteiro! De mais a mais, o sujeito que ia tocar, teria a obrigação de saber afinar! Enfim, tudo errado.

Ou seja, a afinação deve ser constantemente conferida e ajustada quando necessário.

Concluindo: afinar guitarra é um pouco diferente de afinar violão. Mas os dois exigem muita atenção aos detalhes, para que se obtenha um resultado satisfatório.

* Artigos relacionados:

Como afinar o violão

 

Share Button

Comments are closed