Receba um eBook de acordes grátis!

Clique no botão e saiba como baixar seu eBook com acordes
maiores e menores em diversas posições diferentes!

Como afinar o violão

AFINADOR.JPG

Creio que uma das primeiras coisas que se deve aprender, em termos de violão, é afinar. É possível tocar num violão desafinado, é claro, mas o prejudicado aí é o ouvido de quem está aprendendo.

O problema é que utilizando o violão sem afinar, o principiante não se acostuma com o som correto das cordas, causando uma “confusão” auditiva-cerebral (legal, inventei essa agora!).

Se você é – como eu – um simples mortal, sem ter nascido um gênio, com ouvido absoluto, trate de comprar um aparelhinho como o da foto acima. Um afinador eletrônico. Como você pode ver na imagem, ao soar a quinta corda solta do violão, o nosso amigo eletrônico aí “fincou” o seu ponteiro no meio e acendeu a luz verde. Prontinho, corda afinada!

Mas o fato de possuir um destes, não lhe dá o direito de não saber afinar o violão sem ele. Você pode – e deve – aprender a afinar seu instrumento de outra maneira.

Na falta de um tom de referência, utilize o ruído do som de linha de um telefone comum, que é um A (lá), correspondente à nota da quinta corda do violão. Por falar nisto, vamos às notas de todas as cordas:

CORDA NOTA
Sexta (mais grossa) Mi (E)
Quinta Lá (A)
Quarta Ré (D)
Terceira Sol (G)
Segunda Si (B)
Primeira (mais fina) Mi (E)

Como você já sabe, as cordas do violão são numeradas de baixo para cima. A primeira é mais fina, comumente chamada de “mizinho” e a a mais grossa é a sexta, por muitos chamada de “mizão”. Temos portanto duas cordas Mi (E), num violão corretamente afinado.

Muito bem, contando-se que não temos à disposição um afinador eletrônico, nem outro dispositivo que nos permita achar o tom correto para afinar o violão, recorremos ao tom do telefone (se você estiver no meio do mato, sem telefone nem nada, pra quê afinar o violão? Vá pescar!).

Afinamos então a quinta corda (A) do violão conforme o tom do telefone. A partir da quinta corda então, poderemos afinar as restantes:

1) A sexta corda, apertada na quinta casa, deve ter o mesmo som da quinta corda solta.

2) A quarta corda solta, deve ter o mesmo som da quinta corda apertada na quinta casa.

3) A terceira corda solta, deve ter o mesmo som da quarta corda apertada na quinta casa.

4) A segunda corda solta, deve soar igual à terceira corda apertada na quarta casa.

5) A primeira corda solta deverá soar igual à segunda corda apertada na quinta casa.

Ao afinar desta maneira e com o tom correto, dizemos que seu violão está afinado no “diapasão”, instrumento metálico ou um “apito” que gera a nota Lá (A), correspondente à quinta corda do violão. É uma boa idéia também carregar sempre um destes, de vez que o afinador eletrônico depende de pilhas para funcionar. Se a pilha descarrega…

Na imagem abaixo, um diapasão (tipo apito) específico para afinar violão, que soa todas as seis notas correspondentes às cordas do mesmo.diapasão.jpg

* Foto de http://www.andremusiccenter.com.br

É claro que para utilizar um afinador como estes, você irá depender totalmente da sua capacidade auditiva. Deve-se soar o apito e afinar a corda correspondente conforme aquela nota. Músicos com ouvido “bom” conseguem um resultado “quase” cem por cento.

Ah, sim, deixe-me contar uma pequena estória. Certa vez, estava tocando violão na casa de um amigo, e eis que apareceu outro violonista. É claro que a galera pediu que tocássemos juntos. Para tanto, seria necessário afinar os dois violões, pois um poderia estar um pouco abaixo (ou acima) – em tonalidade – do outro.

E estavam mesmo. O sujeito afinava seu violão numa tonalidade bem abaixo do diapasão. Como havia acabado de afinar o meu, disse a ele que afinasse o seu conforme o meu. O cara ficou brabo e disse:

– Ah! Você afina seu violão naquele tal de “diapasão”…

E falou isto em tom de deboche, como se eu fosse um pobre idiota que não sabia o que estava fazendo! Se tivéssemos que tocar com uma banda, eu não precisaria afinar meu violão, pois ele estava afinado corretamente. Cada acorde meu harmonizaria com o piano, teclado ou seja lá que outro instrumento houvesse. Enquanto que o violão do amigo… necessitaria de afinação, é claro.

Não que você não possa utilizar uma afinação diferente, mas aí precisa saber transportar acordes “ao vivo”. Explicando: Se você afinar seu violão um tom abaixo, um acorde Lá maior (A) será um Sol maior (G). Se os outros músicos estiverem tocando A, você deve tocar B. A menos que você faça questão de manter sua afinação “personalizada”, é melhor ficar no diapasão mesmo.

Reforçando então o que foi dito no começo: mesmo que esteja sozinho em casa treinando, é necessário afinar o violão antes. Acostume seu ouvido às notas e acordes corretos.

Mais sobre afinar violão

Baixe um eBook de acordes grátis!

Uma apostila em PDF com acordes maiores e menores apresentando diversos diagramas diferentes para cada acorde... você precisa ter a sua...

Saiba mais