Como aprender a tocar violão


Share Button

Como aprender a tocar violão

Métodos existem às pencas por aí. Todos eles têm a sua utilidade, sua forma de ensinar. Alguns prometem demais. E cumprem de menos.

Fica no ar a pergunta: “como aprender a tocar violão”?

Aliás, como aprender a fazer qualquer coisa? Qual seria a melhor maneira? Vamos começar pelo começo.

A princípio, leve em conta o seguinte: as primeiras duas maneiras que existem de se aprender algo, são: aprender certo e aprender errado. Vou contar uma pequena estória, para ilustrar isto.

Quando comecei a aprender a tocar violão, não dei muita bola para escola, método ou coisa assim. O que aconteceu? Eu não tinha informação suficiente sequer para começar.

Aí então, simplesmente comecei a tocar como me vinha na idéia. Uma das coisas que sei agora, é que assim fazendo, simplesmente negligenciava – colocava de lado – as partes que me pareciam difíceis. O resultado? Eu tocava diversos acordes, diversas músicas, mas com os seguintes problemas:

1) Não obedecia o tempo da música.

2) Ignorava os acordes que me pareciam mais difíceis.

3) Não tinha idéia teórica nenhuma.

Isto foi o resultado da pressa em aprender violão. O negócio era tocar, não importava como. O resultado foi um desastre. Anos de atraso. Tivesse eu começado corretamente, teria economizado muito tempo e aprendido mais.

Isto me traz de volta ao assunto central. Como aprender. Como tocar. Escolha você o método que escolher, leve em conta o que vou dizer a seguir.

Quando o pouco é muito

Como você percebeu na minha pequena estória, a pressa é inimiga da perfeição. Ditado antigo, mas válido ainda nos dias de hoje. E mais ainda quando se trata de como tocar um instrumento

Vou fazer aqui uma lista dos itens que considero primordiais para um aprendizado eficaz. Mas antes, vou explicar um pequeno “truque”. Na verdade não é um truque e sim , um método para alcançar objetivos, que aprendi num livro. Funciona para muitas coisas na vida, inclusive aprender a tocar violão.

ESTABELECER OBJETIVOS TANGÍVEIS

Vamos explicar um pouco. Suponhamos que você tenha, no fundo do quintal, um verdadeiro matagal. O mato foi crescendo, crescendo e você ali: “amanhã eu limpo…”. Vai daí que um belo dia você decide que vai acabar com aquilo. Calma, a estória é curta, já voltaremos a “como aprender a tocar…”.

Você acorda cedinho, arma-se de enxada e começa a atacar o mato. Lá para o meio do dia, você está suado, cansado, com dor nos braços, bolhas nas mãos, cheio de picadas de mosquitos e fez o quê? Dez por cento do matagal.

Aí você diz a si mesmo: “não vai dar, não tem jeito, não vou conseguir nunca”. Você fica frustrado. O matagal o derrotou.

Entretanto, se você tivesse estabelecido como objetivo para aquele dia apenas dez por cento do matagal, o que teria acontecido? Você teria atingido o seu objetivo! Mais dez por cento no dia seguinte e assim por diante. Em dez dias… adeus mato!

E o que tem isso a ver com aprender a tocar violão? Tudo a ver! Se você mete na cabeça que dois meses são suficientes para tocar “aquela música” e, ao final deste tempo não conseguiu nem trocar o primeiro acorde, você vai ficar frustrado.

OBJETIVOS PEQUENOS – Divida seus objetivos em pequenas partes e vá atingindo-as uma por uma. Cada fração vencida é uma vitória, e a preparação para a próxima fração. Todas elas juntas terminam no objetivo final consumado!

Por exemplo:

1) Duas semanas – aprender a dominar o ritmo (mão direita)

2) Quatro semanas – aprender os dois primeiros acordes

3) Seis semanas – aprender a mudar de um acorde para outro sem parar de tocar

E assim por diante. Se você perceber que estabeleceu um tempo muito curto para cada etapa, refaça os planos. Jamais considere um objetivo como “muito pequeno”. Não force a barra.

Muito bem, isto colocado (e espero que você leve a sério), vamos aos itens que considero importantes para aprender a tocar violão.

1) Ter um violão em casa – Você pode achar que estou brincando, mas é sério. Já vi muita gente dizer que havia entrado num curso de violão e não tinha violão em casa, para treinar! Não faça isso. Aprender violão é assim: 10% aula, 90% treino. Ponto final. Compre um violão, nem que seja usado. Sem treino, nada de aprender, nada de tocar.

2) Violão afinado – Jamais treine com o violão desafinado. Ou seja, aprenda a afinar o violão antes de aprender qualquer outra coisa. Com o violão afinado, seu ouvido vai se acostumando com o som correto, das notas e acordes.

3) Treine diariamente – Estabeleça um tempo de treino diário. Não há padrão para isto, vai depender de você. Mas é melhor começar devagar (lembre-se do tópico objetivos pequenos). Por exemplo, quinze minutos por dia durante um mês e depois aumentando. Meia hora, e assim por diante.

4) Metrônomo – Treine tocando no tempo. Não toque de qualquer jeito. Há muitos recursos hoje em dia, até metrônomo online, bateria eletrônica, coisas assim. Assim você vai acostumando seu ouvido e a mão direita.

5) Obedeça as etapas – Escolha um bom professor ou um bom método e não “queime” etapas que deve aprender. Você pode encontrar, no meio do caminho, algo que considere “não tão importante”. Que pode lhe fazer falta mais adiante. É como levantar uma parede. Um tijolo a menos e…

6) Leve-se a sério – Aprender a tocar violão não é um parque de diversões, em que você brinca na hora que quiser, escolhe o brinquedo que lhe der na telha. Leve a coisa a sério. Faça um compromisso e cumpra-o.

7) Não exagere – Não seja obsessivo. Só porque você é louco por violão, não faça disso uma obsessão. Ficar trancado em seu quarto cinco dias treinando não vai fazer você aprender mais. Vai deixar você pirado! Pegue firme, mas sem exagerar.

8) Pesquise – A internet está todinha aí, à sua disposição. Mantenha-se aberto para tudo que possa ajudá-lo. Mas lembre-se que nem tudo o ajuda, seja seletivo.

9) Tenha opinião – Não deixe que pessimistas e derrotistas o coloquem pra baixo. Sempre tem aqueles: “você não vai aprender nunca”, ou “isso é muito difícil”. Ouça-os com educação, dê-lhes um até logo e siga em frente.

10) Comece simples – É melhor tocar uma música de três acordes simples direito do que ficar apanhando feito louco de uma música complicada. Dê tempo ao tempo.

11) Lembre-se – Aqueles caras da TV, do Youtube, que “tocam violão pra caramba”, um dia estiveram bem aí onde você está. Na estaca zero. Não nasceram sabendo e não são mais ou menos do que você. Se eles aprenderam, você também pode!

Enfim, seu aprendizado pode ser prazeroso ou pode ser um tormento. Depende de você. Assimilando o comportamento acima mencionado, tenho certeza de que você pode aprender a tocar violão como gente grande!

voltar para a página principal

Não encontrou o que precisava? Sem problema. Entre em contato!

Preencha o formulário abaixo e pergunte o que quiser. É sério. Não seja tímido. Do lado de cá ninguém morde. E você não está se comprometendo com nada. Todas as consultas serão respondidas. Vá em frente e talvez eu possa conseguir exatamente o que você quer. Ah, sim... o preço da consulta? GRÁTIS!

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Quero informações sobre (clique para selecionar):

Sua mensagem

Antes de enviar, por favor preencha o campo abaixo.
captcha

Share Button

31 Comentarios

  1. Samira says:

    cara valeu aê, legal esse metrônomo online!!!

  2. leticia says:

    nossa vlw vc me ajudou muito

  3. Ótimo site! :)

    Parabéns!!!

  4. Bruna says:

    Obrigada pelas dicas, está ajudando bastante. Minha saga no violão acabou de começar, mas seu site já está dando uma boa mão! Deus abençoe.

    • Bruno says:

      Olá Bruna. Espero que não fique só no começo. Seja persistente e tenha paciência. Deus te abençoe também.

  5. dolariocc@ig.com.br says:

    Legal, suas explicações foram de grande valia para mim, estou estudando, com mais prazer e persistencia.
    Um abraço, Dolário

    • Bruno says:

      Ola Dolario. Legal, que bom que ajudou. Continue firme estudando violão. Pouco a pouco você verá que as coisas vão acontecendo. Um grande abraço.

  6. camila says:

    eu adorei esse site me ajudou mito

    • Bruno says:

      Olá, Camila. Legal, volte sempre. Lembre-se que inscrevendo-se no boletim acordes, tem mais material ainda… grande abraço.

  7. Adriana Yaheli says:

    Oi Bruno, comecei a estudar há uma semana e seu site tem me ajudado muito.

    No momento o meu maior progresso é na criação de calos nas pontas dos dedos (rs), mas também faz parte, né?

    Abraço

    • Bruno says:

      Olá, Adriana. É isso aí mesmo. Se está criando calos é porque está estudando mesmo. Só pare se começar a sangrar, rerere… (brincadeira). Um grande abraço e continue em frente.

  8. paulo says:

    =] legal a dois anos começei dai não tive pasciencia em aprende sempre ficava enrrolando o prof (é minha mãe me pois num curso e fiz ela gasta dinheiro atoa oO) então a uns dias me deu vontade de aprender novamente mas ir até ao fim desta vez estou a copiar os acorder e decoralos assim como o som de cada um Bom site o seu me ajudo bastante ainda mais no qual me comparei em algumas vezes irei começar com objetivos que nem na moculação e no inglês em fim boa sorte p/ você e que você toque muito Black sabbath \õ/

  9. wanusa says:

    Sou iniciante ,mas estou aprendendo bastante com suas dicas. obrigada!

    • Bruno says:

      E já tem nome de artista, Wanusa. Obrigado pela visita e volte sempre. Abraço.

  10. Jéssica says:

    Ganhei um violao a pouco tempo como nao tenho muito tempo esse site ta sendo uma mao na roda viu… mas quero aprender, pois eu ja canto e pra mim é mas facilo com a ajuda de um violao.
    vlw

  11. Polyana says:

    PERFEITO !
    amei , ótimo icentivo pra quem está começando ( assim como eu )
    Continue assim!
    Seus conheciemntos e icentivos, nos ajuda e muito !
    Que Deus te abençoe

  12. franciely says:

    nossa!muito obrigado você me ajudou bastante, eu estou começando agora com está paixão por violão, eu ja estou com muita vontade de aprender

  13. carlos boni says:

    É sempre bom a gente saber que podemos contar com pessôas que realmente querem ajudar, isso nos dá a certeza de que não estamos sózinhos. Muito agradecido pelas dicas.

    • Bruno says:

      Olá Carlos. eu é que agradeço a visita. Volte sempre. Um abraço.

  14. Bruno says:

    Valeu a sua visita, Silas. Um abraço.

  15. Willian says:

    Gostei muito desse site, é muito bom mesmo e com certeza irei visitá-lo muito ainda. Ontem comecei a fazer aulas de violão e aprendi três acordes, mas queria saber se é mais importante saber as batidas ou os próprios acordes?além disso, quanto tempo pode lavar para que eu possa tocar os acordes sem parar a batida?

    • Bruno says:

      Ola Willian. Tudo é importante, desde que uma coisa não vive sem a outra. O tempo depende de cada pessoa. E também do treino. Treine um pouco todos os dias, ao invés de treinar bastante num só dia e ficar vários dias sem treinar. Procure também treinar as duas coisas isoladamente. Batidas sem acordes e mudança de acordes sem tocar. Desta maneira, acredito que em um mês, pouco mais, pouco menos, estará fazendo tudo como deve ser. Um grande abraço.

  16. Emillany says:

    Gostei muito das suas dicas e ensentivos vou colocalas em pratica pois estou inisiando,desejo a vc q Deus te abençoe e te enlunine e concretise todos os seu sonhos.
    E para sua meditasão Mateus11:28-30.

    • Bruno says:

      Ola Emillany. Valeu a visita. Valeu a meditação também. Um dos trechos da bíblia que mais servem a nós todos. Grande abraço.

  17. Emillany says:

    obrigado,porter respondido .ja que vc gostou da meditaçao,
    eu vou deixar outra para vc.jeremias:1.5
    e em evangelho de joao:15.16
    medite pois a palavra do senhor nao voutara vazia.

  18. Airton A da Silva says:

    E ai Bruno beleza – a sua forma de explicar facilita muito entendimento – estou passando o endereço do seu site para os meus amigos que gostam de viõlão como eu abraço sucesso.

  19. marcos assis says:

    la bruno entrei aqui por acaso,tenho um vilão velho remendado mas toca,rsrsr faço parte de um grupo de louvor da minha igreja, estamos necessitando muito de tocadores não sei se é assim que dis , mas enfim quero muito aprender mas acho que não consigo, mas li as suas historias e vou tentar vamos ver veleuuu!!!!

    • Bruno says:

      Olá Marcos. Antes de mais nada, modifique a sua atitude. Porque você acha que não consegue? Pare de pensar assim. Você precisa saber como começar. E precisa esforçar-se e ter paciencia. Ninguém aprende nada da noite para o dia. Inscreva-se no boletim acordes e receberá mais informações. Um grande abraço.